Objetivos
- Adquirir noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs).
- Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgenia.
Conteúdo
- Genética: transgenia.
Anos
8º e 9º.
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário Textos Impactos Ambientais das Plantas Transgênicas: As Evidências e as Incertezas e Organismos Geneticamente Modificados
Desenvolvimento
1ª etapa
Coordene uma revisão de conceitos de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA - é importante levar a turma a mencionar a constituição básica e as diferenças de cada um deles, bem como sua importância funcional. Oriente a retomada de termos relacionados à molécula de DNA, como duplicação (ou replicação), transcrição e tradução. Direcione a discussão para termos mais amplos, como genes e genoma, e para o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que caracterizam os organismos. Esse momento é importante para garantir o entendimento da obtenção dos OGMs. É importante que todos tomem notas para recorrer a elas nas próximas aulas.
2ª etapa
Distribua cópias dos textos indicados para os alunos e oriente a leitura a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a utilização da transgenia.
3ª etapa
Ainda com base nos textos, o grupo tem de definir o conceito de DNA recombinante, que consiste em isolar um gene já identificado e específico que contém uma determinada proteína de interesse e incorporá-lo em outro organismo da mesma espécie ou de uma diferente, criando um OGM com características novas.
4ª etapa
Divida a classe em dois grupos para realizar um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia. Pergunte se todos têm familiaridade com esse tipo de evento e, se for o caso, apresente exemplos reais. Explique que a proposta não é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos aprendidos. No fim da conversa, cada grupo terá de produzir um relatório com os argumentos que defendeu e questionamentos sobre a fala dos opositores.
Avaliação
Analise as reformulações feitas após a socialização dos relatórios sobre o debate. Como os alunos lidam com os conceitos que envolvem o tema? Eles relacionam termos básicos com os mais abrangentes? Se isso não ocorrer, destaque os equívocos e organize uma revisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário